Obras de construção do Planetário Digital de Bagé-RS são iniciadas

Foram iniciadas as obras da construção do Planetário Digital, que será localizado logo à entrada do Campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em Bagé-RS.

O Planetário Digital, fornecido pela Hiperlab Equipamentos Científicos, será o mais moderno e sofisticado de todo o estado (Rio Grande do Sul), com capacidade aproximada de 40 pessoas.

Feito em aço e fibra com design moderno e estrutura resistente, o planetário de Bagé será totalmente digital com tecnologia de última geração, incluindo em suas sessões, temas variados nas áreas de astronomia, biologia e meio ambiente. O espaço interno contará com poltronas confortáveis e reclináveis e será o primeiro do Rio Grande do Sul em estrutura geodésica, ou seja, uma estrutura composta de uma rede de triângulos que dá forma a uma superfície aproximadamente esférica.

No planetário o céu poderá ser estudado em detalhes, em qualquer data e visto de qualquer parte do planeta e fora dele. Todo o sistema será comandado a partir de um controle remoto ou através de outros dispositivos portáteis, como Tablets. Para auxiliar no ensino, os professores poderão instalar um software em seus computadores e criarem, dessa forma, apresentações a serem exibidas aos seus alunos.

O andar térreo será constituído pela recepção, pelos banheiros e pelas salas de apoio. Uma rampa leva ao andar superior, onde ocorrerão as sessões. A previsão de conclusão das obras é de Agosto deste ano.

Compartilhe este conteúdo!

Deixe um Comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.